Andrea Prestes Institute

Andréa Prestes: um pouco de sua história e trajetória profissional

Natural de uma pequena cidade chamada Três de Maio, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Andréa sempre trabalhou em áreas voltadas à gestão organizacional em diversos segmentos do mercado.

O início de sua carreira na área da saúde foi como trainee em uma das maiores instituições filantrópicas de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do Brasil. Nesse período, estudou todos os macroprocessos de uma unidade hospitalar, bem como contribuiu para a promoção de melhorias nas áreas pelas quais passou. Esse processo colaborou para o desenvolvimento de sua visão sistêmica de toda a cadeia de valor de um hospital. Trabalhou como assessora estratégica de diretoria e logo passou a compor o quadro de executivos para empresas de referência na gestão em saúde, estando à frente de várias unidades hospitalares no Brasil.

Por conduzir grandes equipes e entender o valor das pessoas às organizações, buscou no desenvolvimento das competências humanas o seu suporte à gestão. Fez várias formações em coaching, entre elas o Executive e Positive Coaching, que foram essenciais para o sucesso dos projetos que liderou. Atrelou à sua forma de gerir as ferramentas da qualidade como facilitadoras à promoção da segurança dos pacientes, sendo a Acreditação Hospitalar outro diferencial em todas as unidades hospitalares que geriu. No sentido de ampliar os resultados dos processos, buscou no Lean e no Six Sigma o apoio para a implementação de melhorias sustentáveis e se tornou Master Black Belt em Lean Six Sigma, conduzindo projetos de repercussão no Brasil por meio desta metodologia de gestão.

Sua jornada é pautada por muita dedicação ao autodesenvolvimento, por acreditar que não existe sucesso para quem não entra no fluxo do aprendizado constante, e, também, por saber que um líder se sustenta no exemplo, e, ao buscar a própria melhoria contínua, inspira os membros de sua equipe a fazerem o mesmo.

Currículo

Administradora com MBA em Gestão Hospitalar, especialista em Qualidade nos Serviços de Saúde, Master Black Belt em Lean Six Sigma, Life, Executive e Positive Coach. Mestranda em Gestão da Saúde (ENSP Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal).

Coordenadora científica do Manual do Gestor Hospitalar, volumes 1 e 2, da Federação Brasileira de Hospitais (FBH). No volume 1, é autora do capítulo Liderança e Pessoas; e no volume 2, autora do capítulo Lean em Saúde e coautora do capítulo Gestão da Mudança.

Professora conteudista da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Brasil.

Vasta experiência na implantação e na implementação de núcleo de excelência operacional para o desenvolvimento de projetos de melhoria com o uso do Lean Six Sigma. Conduziu e foi mentora de profissionais Black Belt em Lean Six Sigma.

Ampla experiência em gestão de unidades hospitalares públicas com perfis de média e alta complexidades, com atuação na direção de áreas estratégicas, administrativas, financeiras e de apoio.

Conduziu e participou de implantações de hospitais (projetos, estrutura física, escopo de serviços, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes) em grandes e importantes projetos no Brasil.

Experiência como consultora Lean Healthcare em Portugal.

Atualmente, é General Manager para Portugal da American Accreditation Commission International (AACI) e CEO do API.